As tubulações de combustível devem ser construídas em tubos de ferro preto. As de ferro fundido ou alumínio não devem ser utilizadas por serem porosas, podendo permitir vazamentos. As linhas, conexões e tanques galvanizados não devem ser utilizados, a camada de galvanização é atacada pelo ácido sulfúrico, resultando em detritos que podem obstruir bombas e filtros ou danificar os bicos injetores.
Já no caso do cobre, o combustível polimeriza (torna-se espesso) neste tubo durante longos períodos de inatividade, podendo obstruir os injetores, além de ser menos resistente que o ferro preto. Para as conexões do motor devem ser utilizadas mangueiras flexíveis certificadas para absorver o movimento e a vibração do grupo gerador.
Nota Importante:
Nunca use tubulações, conexões ou tanques de combustível galvanizados ou de cobre. A condensação no tanque e nas tubulações reage com o enxofre no combustível diesel e produz ácido sulfúrico. A estrutura molecular das tubulações ou tanques de cobre ou galvanizados reage com o ácido e contamina o combustível.
Para as conexões do motor devem ser utilizadas mangueiras flexíveis certificadas para absorver o movimento e a vibração do grupo gerador. A tubulação do tanque diário para o motor deve estar sempre inclinada para baixo desde o tanque até o motor, sem voltas para cima que possam permitir a entrada de ar no sistema.
A tubulação do sistema de combustível deve ser apoiada corretamente para evitar quebras por vibração. Ela não deve ficar próxima a tubos de aquecimento, fiação elétrica ou componentes do sistema de escape do motor. O projeto do sistema da tubulação deve incluir válvulas em locais apropriados para permitir o isolamento dos componentes do sistema para reparos sem a necessidade de se drenar todo o sistema.
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